quinta-feira, maio 04, 2006

Quebeque vai investir mais de 22 mil milhões de dólares na construção de barragens

«Até 2015, o Quebeque vai investir 22,5 mil milhões de dólares (17,8 mil milhões de euros) na construção de mega-barragens hidroeléctricas, anunciou hoje o primeiro-ministro da província, Jean Charest.

Estes projectos vão permitir aumentar 4500 megawatts (MW) à produção do Quebeque, actualmente o maior produtor desta energia à América do Norte, com uma capacidade superior aos 40 mil MW/ano.

As barragens serão construídas no Norte e Este da província e contribuir para criar 70 mil empregos directos, disse Charest, ao divulgar a estratégia energética da província.

Segundo Charest, estas obras vão garantir a segurança energética do Quebeque, segunda província mais populosa do Canadá, e permitir a exportação de, pelo menos, mil MW para os Estados Unidos ou Ontário.

O primeiro-ministro reiterou a vontade de fazer do Quebeque o líder na América do Norte de energia eólica, ao autorizar a produção suplementar de 500 MW até 2015, o representando um aumento de quatro mil MW em relação a 2003.

Além da hidroeléctrica e da eólica, a província vai desenvolver “combustíveis renováveis, nomeadamente etanol, biodiesel, geotérmica e solar”, relançar a “exploração petrolífera e de gás” no estuário e golfo de Saint-Laurent e apoiar “projectos de terminais de metano” neste grande rio.

O Quebeque vai criar um plano de redução do consumo “de electricidade, de gás natural e dos produtos petrolíferos”, para economizar 2,2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros) na factura energética até 2015 e evitar a “emissão de 9,4 milhões de toneladas de gases com efeito de estufa”, o equivalente às emissões de 2,35 milhões de viaturas.»

04.05.2006 - AFP
Este é um excelente exemplo de como um país que é dotado de elevados recursos naturais os aproveita para se desenvencilhar do “vício do petróleo” que nos acompanha há perto de 150 anos. Será que Portugal está a aproveitar os seus recursos naturais da melhor forma?