sexta-feira, maio 12, 2006

O Mundo é Plano

Acabei de ler o seguinte livro de Thomas L. Friedman, «O Mundo é Plano: uma história breve do século XXI», editado pela Actual Editora.

É um livro que me surpreendeu bastante e que de facto merece, a meu ver, todas as críticas que lhe foram feitas desde que foi inicialmente editado nos EUA. O autor em questão, Thomas L. Friedman, é descrito no livro da seguinte forma:

«Thomas L. Friedman ganhou três vezes o Pulitzer Prize pelo seu trabalho no jornal The New York Times, onde é comentador de política internacional. É autor de três bestsellers: “From Beirut to Jerusalém”; “The Lexus and the Olive Tree: Understanding Globalization” e “Longitudes and Attitudes: Exploring the World after September 11”. Vive em Bethesda, Maryland, com a sua família.

Aos 52 anos, conquistou uma reputação inédita nos EUA, com este livro, que desde que foi publicado, em Abril de 2005, não tem abandonado o topo da lista dos livros mais vendidos neste país.»
Aconselho vivamente a todos os que queiram ter uma visão mais estruturada da globalização a lê-lo. Não sendo um livro de linguagem rebuscada pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo que não seja versada em questões políticas internacionais ou economia (que é o meu caso), sendo que o maior susto poderá mesmo ser as suas 500 páginas. No entanto, tendo terminado a sua leitura, confesso que não entendo como seria possível escrever um livro com este calibre e esta riqueza de exemplos em formato mais compacto.