quarta-feira, abril 05, 2006

Galp Energia volta atrás...

Depois de ter enviado o e-mail a que fiz referência mais abaixo no blog, a Galp Energia respondeu-me. Esta resposta é obviamente pré-feita e qualquer pessoa que envie um e-mail para a Galp Energia sobre a temática da referida canção irá receber este e-mail padronizado. Esta resposta chegou-me apenas alguns minutos depois de eu ter enviado o meu e-mail... demasiado rápido para ser uma resposta feita na altura...

Não vou analisar a resposta da Galp Energia agora, falo-ei mais tarde. Transcrevo apenas o seu conteúdo.

«Ex.mo. Senhor,

O teor da letra do hino da campanha “O Sonho”, com o qual a Galp Energia pretende gerar uma onda de apoio e de entusiasmo e em torno da participação da Selecção de Futebol no Campeonato Mundial, não tem qualquer intenção de ofender nenhuma pessoa ou grupo de pessoas da sociedade.

A letra recorre exclusivamente ao humor, utilizando, em muitas passagens, a linguagem que é utilizada hoje em dia no jargão do hip-hop e do futebol. Sublinhe-se que o termo que gerou alguma contestação não aparece de forma explícita em nenhum local do texto.

A Galp Energia lamenta que o teor da letra possa ter suscitado interpretações diferentes daquele que era e continua a ser o objectivo da campanha – apoiar, de forma positiva, a Selecção na competição mundial que se avizinha.

Face às reacções que o texto provocou, a Galp Energia decidiu remover na totalidade a referência em causa, de todos os materiais que serão produzidos a partir de hoje.

A Galp Energia reitera que em momento algum pretendeu ferir sensibilidades e mantém, como sempre manteve, o total respeito por todos os membros da sociedade.

Galp Energia»