sexta-feira, março 31, 2006

Assalto... 30MAR2006 pelas 23h10

Fui assaltado hoje. É verdade. Depois da aula de Aikidô e após ter entrado no metro do Rato fui comer ao Atrium Saldanha. Fiquei lá entretido a ler um livro, até bastante depois de ter acabado de comer. Depois fui até ao metro da Alameda para apanhar a linha verde directa ao Cais do Sodré. Antes de conseguir chegar ao fim das escadas da entrada do metro aparecem-me dois gajos, negros, que querem um euro, passado nem dois segundos já me tinham encostado à parede e queriam afinal o meu telemóvel (Nókia 6020) e o meu dinheiro (40€). Conclusão, tentei resistir, o que me fez com um dos gajos estivesse sempre a dizer que era altura do outro me "chibar" porque estava a demorar muito tempo, e o outro, o do canivete, mais calmo, estivesse a dizer ao colega para ter calma, que eu ia já dar o dinheiro. Nestas alturas nunca aparece ninguém, muito menos polícia, e nem a proximidade da I.U.R.D. me salvou... as divindades não estavam comigo! Depois de desistir e de lhe dar o telemóvel o gajo ficou mais calmo, mas queria ainda o dinheiro. Então, num acesso de altivez ferida pelo acontecimento, peguei na carteira, saquei das duas notas de 20€ e dei-lhes a porcaria dos míseros 40€ com o maior ar de desdém pela penúria deles que consegui fazer... Deixaram-me e entraram no parque de estacionamento subterrâneo que dá acesso directo ao metro na Alameda. Entrei, finalmente, no recinto do metro e não se via nem um segurança, dirigi-me a um dos guichés do metro e disse que tinha sido assaltado, ao que prontamente um dos indivíduos pegou num cartão com o número de uma esquadra da polícia (até me pareceu que este género de coisas estava sempre a acontecer...) e telefonou. Depois disse-me que o melhor seria eu apresentar queixa (grande novidade!) numa das esquadras da rua ou do metro. Eu olhei para ele com aquela cara de quem não vai para a rua nem que me devolvessem os 40€! Há duas esquadras da PSP no Metro: uma no Oriente e outra no Marquês de Pombal. Fui até ao Oriente. Cheguei e apareceu-me diante dos olhos uma esquadra cheia de polícias (afinal eles existem... dentro das esquadras!). Disse que queria apresentar queixa por roubo (sim, porque me estiveram a explicar que "fruto" era muito diferente de "roubo"... as if I give a dam about it!). Então o agente disse que «ainda agora viemos de lá...», pelos vistos os assaltantes escolheram uma boa altura. Estive UMA HORA a apresentar queixa porque a porcaria do PC da PSP bloqueou. Sacando do alto grau de conhecimento informático que os agentes da PSP têm tiveram a "reiniciar" o PC no mínimo três vezes! Perguntei qual era o sistema operativo, resposta: Windows! Um outro agente mais brincalhão disse que aquilo mais parecia uma «máquina de escrever com televisão». Ah, já me esquecia, tinham uma televisão bem sintonizada na TVI, o que deu para eu ficar actualizado nas telenovelas mais apreciadas pelos agentes. [Parece que uma tal de Mónica vai para a cama com um suposto Carlos... ou algo de parecido...] Após ter assinado uns 20 papéis diferentes (para evitar estar a tirar fotocópias de "frente-e-verso" -- algo muito complicado -- o agente improvisou e imprimiu todos os papeis em duplicado!) mas só depois do agente Ludgero Garcia ter composto a impressora, que comia e triturava as folhas todas; uma vez mais, depois de sacar as folhas marotas todas contorcidas de dentro da máquina, nada melhor do que reiniciar a impressora! Fiquei com duas Notificações: uma para me apresentar no prazo de cinco dias úteis na Polícia Judiciária «a fim de proceder ao reconhecimento dos(s) autor(es) do crime de roubo que foi vítima»; a outra para me apresentar dia 4 de Abril no IML (Instituto de Medicina Legal) para fazer análises. Sim, porque só na viagem de metro para o Oriente é que me dei conta que tinha um golpe na mão esquerda...

De medo, com as pernas a tremer, passei a raiva e com vontade de chacinar os indivíduos. Cheguei a casa estourado depois de uma viagem de comboio no comboio da uma da manhã, e o primeiro site que visitei diz tudo: http://www.ninecircles.co.uk/

Gostava ainda que me enviassem os vossos números de telemóvel para o meu e-mail porque fiquei sem contactos!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pedro, se tiveres o IMEI do teu telemóvel, podes mandar bloqueá-lo e eles nada poderão fazer com ele. Espero que recuperes rápido do susto! *

março 31, 2006 7:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eh pah ka ganda azar!!!
Infelizmente tb ja fui vitima dum roubo logo no 1 ano em lx... dentro do metro com seringa e com pessoas na carruagem.... com a seringa a 10cm do pulso nem me conseguia mexer pra dar as cenas aos fdp's.

Abraço, e espero ke recuperes rapidamente desta situação.

Repatriamento já!

abril 09, 2006 8:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home