sábado, abril 08, 2006

Exames e Dores de Cabeça...

Tenho o estranho hábito de protelar tudo aquilo em que possa era desafortunado, desde as coisas mais simples até às coisas mais complexas. Na próxima quarta-feira tenho um exame de Aerodinâmica II, um cadeirão, mais do género sofá. Até poderia ter começado a estudar ontem à tarde mas logo que peguei no livro deu-me uma violenta dor de cabeça e um cansaço crónico, arrasador, como se não dormisse há um dia... Porquê? Porque é que tenho esta aversão ao confronto com o inevitável? Porquê a estratégia da avestruz? Procuro ainda as respostas, embora não tenha tido muitas respostas com sentido. Umas vezes penso que tenho medo do insucesso, outras vezes penso que tenho medo do sucesso. À partida, quando as coisas são como são e não poderiam ser de outra forma, sou optimista, demasiado exuberante no optimismo, um pouco irracional até. Para o fim, quando tudo está próximo da avaliação eminente, fico destroçado, sem qualquer força de vontade, sem confiança, com um negativismo crónico, exagerado... Porque é que não encontro o ponto intermédio? Como diria Aristóteles, porque é que não encontro as «virtudes do justo meio»?