terça-feira, abril 25, 2006

«O Fim do Petróleo»

Acabei de ler ontem à noite um livro interessantíssimo com o título: «O Fim do Petróleo - O Grande Desafio do Século XXI», de James Howard Kunstler, editado pela Bizâncio. Este livro foi um livro devorado. Não só o título e a capa são extremamente apelativos, como, dadas as circunstâncias actuais dos mercados, o colocam como um must read. Aconselho vivamente as pessoas interessadas com o futuro energético do planeta a lê-lo. Está escrito em linguagem acessível e sem preciosismos técnicos desnecessários. Não concordo com a visão do autor a 100%, sou um pouco mais optimista, mas mesmo assim é sempre salutar ler opiniões variadas e alternativas.

A contra capa apresenta:
«O mundo industrializado assenta na energia barata. Agora, porém, o festim dos combustíveis fósseis está a chegar ao fim, as alterações climáticas revelam-se iminentes e existe a possibilidade de os nossos modelos de indústria, comércio, produção alimentar e transportes, a nível global, não sobreviverem. A civilização industrial está em grandes apuros e caminhamos, como sonâmbulos, rumo a um futuro de provações e violência. James Howard Kunstler relata-nos o que nos espera depois de ultrapassarmos o pico global da produção petrolífera e iniciarmos, mais cedo do que pensamos, a longa trajectória de depleção - mudanças económicas, políticas e sociais a uma escala épica - A Longa Emergência.

Entraremos num território inexplorado da História. Na Longa Emergência não haverá uma esperada economia do hidrogénio. Teremos de reduzir todas as actividades da vida quotidiana - a agricultura, o ensino, o comércio retalhista. Teremos de dizer adeus à condução automóvel fácil e à aviação comercial. Na Longa Emergência, desencadeada pelo fim do petróleo, viver será permanecermos no mesmo local.

À escassez associar-se-ão epidemias e uma agricultura titubeante, criando sinergias que abalarão as nações e as levarão a procurar agressivamente os meios de sobrevivência. Este livro apresenta uma visão alarmante do que nos espera, conferindo uma nova urgência a esta temática e proporcionando-nos acesso a problemas críticos que modelarão o nosso futuro e que não podemos dar-nos ao luxo de continuar a ignorar.»

2 Comments:

Blogger Mars_Crazy said...

Olá sputnik, antes de mais muito obrigado por teres passado pelo meu blog e teres comentado.

O meu post era sobre o livro que li, e nem sempre leio tudo aquilo em que acredito, pois gosto de vaguear pelas várias formas de interpretação dos factos. De facto há certas razões que levam o escritor a um cenário catastrofista, e ele informou-se sobre elas pelo que se pode ler nas diversas notas de roda-pé ao longo do livro. Muitos dos livros que o autor leu são obras respeitadas de diversas personalidades académicas e industriais com elevada experiência no campo da energia.

Sobre o meu ponto de vista, creio que vai haver muita agitação social, política e económica, até que uma alternativa madura chegue para salvar o momento. Mas não sou de longe tão negativista como o autor é.

Temos ainda que dar uma resalva ao facto de a maior parte dos cenários que o autor falar serem circunscritos aos EUA, país de onde o autor é originário.

abril 25, 2006 10:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nice dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

março 19, 2010 8:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home