terça-feira, junho 06, 2006

Hamas Contra Paz!

A ameaça...
Depois de encontro com Javier Solana

Abbas ameaça com referendo em caso de falhanço das negociações com o Hamas

O líder palestiniano, Mahmud Abbas, reafirmou hoje a sua intenção de organizar um referendo sobre o impasse político palestiniano, caso o movimento islamista radical Hamas não modere as suas posições.

by Agências on 05-06-2006
O desespero...
Horas antes do fim do prazo para movimento aceitar manifesto

Militantes do Hamas atacaram delegação da televisão palestiniana

Activistas do Hamas invadiram esta tarde uma delegação da televisão nacional, acusada de favorecer o líder da Autoridade Palestiniana, horas antes de expirar o prazo dado por Mahmoud Abbas para que o Governo aceite um manifesto reconhecendo implicitamente o Estado de Israel.

by AFP on 05-06-2006
A decisão...
Islamistas não deram aval ao "documento dos prisioneiros"

Abbas anuncia referendo após fracasso das negociações com Hamas

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, vai anunciar amanhã a data para a realização de um referendo ao plano para o futuro da região, que prevê o reconhecimento de Israel, depois de terem falhado as negociações para convencer o Hamas a aceitar a proposta.

by AFP on 06-06-2006
Conclusão: nota-se perfeitamente que o Hamas, tal como havia sido o falecido Presidente da Autoridade Palestiniana afecto à Fatah, são parte do problema e não parte da solução, não têm qualquer interesse na Paz, mas simplesmente na manutenção do status quo. Felizmente, para os palestinianos e para os israelitas, o actual presidente parece empenhado na construção da paz, e para isso nada melhor do que reconhecer o estado de Israel, acordar sobre as fronteiras e começar um projecto de um país transformado ao longo do tempo numa manta de retalhos.