quinta-feira, novembro 25, 2004

Too long? Is it really? Think carefully…

Nos últimos dias tenho dito a mais pessoas que tenho este blog, é um processo moroso este, o de um blog inicialmente anónimo se tornar de leitura diária para alguns habitués, começar a ser comentado e criticado, ser uma fonte de feedback ao meus pensamentos… Mas, no entanto, os pequenos feedbacks que tenho tido – e que não foram escritos, infelizmente, neste blog na zona de comentários… – facultados através do MSN, foi de que este blog era “demasiadamente grande”, ou seja, que os posts que faço são muito extensos… A minha reacção imediata foi pensar «ninguém leu o primeiro post do meu blog»! E de facto assim é quase sempre. A segunda reacção foi pensar: o blog, antes de mais, é meu, não serve para agradar seja a quem for, muito menos deve ser deturpado, alterado ou moderado para se moldar aos gostos pessoais de alguns cibernautas, sejam ou não eles amigos ou desconhecidos…

Penso que cada blog que existe, neste extenso mundo da “Blogolândia”, é uma personalidade estendida à arena digital, como se a personalidade das pessoas fosse de repente extravasada do seu ser e impelida a ser conhecida por – potencialmente – milhões de utilizadores da Word Wide Web, aproximando as pessoas inicialmente desconexas através de uma ferramenta que as faz conhecer, antes de mais, os sonhos e as aspirações mais profundas dos seus utilizadores, e também um pouco do seu self em construção… Ora, este blog é exactamente isso, uma forma de eu me “re-ligar” ao mundo, voltar a encontrar cabos e fios esquecidos e/ou desligados, e traze-los de volta ao funcionamento normal. Este blog é, pois, um blog pessoal e em constante mutação, que se vai fazer sentir quando, daqui a um ano, os seus leitores compararem os posts dos arquivos com o que se estará a postar nessa altura… com certeza, espero (para meu bem… diga-se), que haja uma grande diferença, na focalização dos assuntos visados nos posts… e que transpareça um salto em frente em relação à construção do meu self

Em relação ao primeiro post deste blog – que adequadamente tem o mesmo nome que o blog – escrevi-o propositadamente para que as pessoas que me visitassem aqui pudessem ficar contextualizadas com o porquê de muitas das idiossincrasias da minha escrita e pensamento, para que não achassem este um blog “sem nexo”: «o que é que ele quer com esta conversa toda?». Não pretendo fazer um blog activista LGBT, como muitos dos que se vêm na Blogayesfera – não é esse o meu intuito; não pretendo fazer um blog de divulgação de actividades culturais, desportivas, académicas, ou outras – também não é esse o meu objectivo; não pretendo que seja um blog do género “comentarista político”, com intervenções exaltadas de partidários desta ou daquela posição nas caixas de comentários; muito menos pretendo adquirir seguidores para causas, mais ou menos rebuscadas, mais ou menos válidas, mais ou menos altruístas… Este é um blog em que falo sobre mim, e para mim, e no qual as pessoas podem – sempre que quiserem – comentar, avisar, sublinhar, relembrar, ajudar, partilhar… para que o percurso que pretendo fazer neste blog não seja (tão) solitário!

É por isso que acho que quando começamos a ler um blog deveremos sempre ler o primeiro post de todos porque é esse o post que vai dar o mote do que se vai seguir e, muitas vezes, ao perceber-se a génese de um blog, percebemos melhor o/a seu/sua autor/a…

Hope to see you around here soon…

1 Comments:

Blogger tia go lopes plus blogger at gmail said...

Tenho de confessar que até gosto mais de posts granditos do que dos da outra espécie, mas acima de tudo gosto daqueles que nos poem a pensar...

... a pensar nas coisas e pessoas que nos rodeiam. (especialmente as que têm blogs;) obrigado!

novembro 26, 2004 11:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home