terça-feira, dezembro 05, 2006

Pensamentos Constantes

Tenho pensamentos negativos constantes, o que me irrita imenso. Um deles é pôr em causa a minha capacidade de fazer seja lá o que for. Tento sempre evitá-los mas eles aparecem sem avisar e sem serem convidados. Ainda hoje, desgastado por três dias inúteis, depois de ver o que tinha para fazer, assustei-me e vieram-me à cabeça os pensamentos irritantes de sempre: “não tenho tempo para fazer isto”, “já devia ter começado há mais tempo”, “não sou capaz de fazer isto”, “os outros são melhores do que eu”, “faço sempre os mesmos erros”, “adio sempre o que tenho que fazer”, etc... A certa altura tive que parar e pensar, e dizer para mim mesmo: “não sou nem mais nem menos do que os outros e com certeza que irei conseguir”, “tenho que me esforçar e fazer o que puder”, etc... Ainda bem que o D.C. estava comigo e teve uma conversa franca comigo. Quando as pessoas são humanas e mostram a sua humanidade é dos aspectos mais bonitos que se pode encontrar noutro ser humano. Quando são, por outro lado, presunçosas, cínicas, mentirosas e falsas (sempre com a fachada de que tudo está “bem”...), sinto-me constrangido, desconfiado e muitas vezes triste. Não confio naquelas pessoas para as quais tudo está sempre “bem”. Não é normal nem humano estar sempre tudo bem. Prefiro pessoas honesta e abertas comigo, que não se amuralhem defensivamente nem se tornem mais secretas que um agente de espionagem... Caso contrário não haverá bases comuns de entendimento porque há um desequilíbrio de “poder”/“conhecimento”: um sabe tudo sobre o outro, e este último não sabe nada sobre o primeiro. É por isso que tenho que manter a minha mente positiva, e com a ajuda de pessoas bem intencionadas é sempre mais fácil, porque a partilha com outras pessoas sempre foi fulcral para me manter são e feliz. Bem hajas D.C.!