sexta-feira, novembro 26, 2004

Mails, mails e mais mails… que seca!

Nem sabem a chatice que tive esta tarde… depois do meu passeiozito tão engraçado, tão produtivo, chego a casa e vejo-me a braços com toneladas de e-mails de pessoal do meu curso que se decidiu a – literalmente – agredir-se mutuamente ad infinitum através de uma mailing list transformada em campo de batalha… Sejam as tourada (com morte ou sem morte, eu sei lá…), seja o aborto, seja porque alguém fez isto ou aquilo para lixar não sei quem… – não interessava a discussão que fosse, o pessoal exaltava-se ao cúmulo da agressão verbal violenta, de insultos indiscriminados disparados em todas as direcções. Fiquei impressionado! Onde está a calma, a tolerância, a compreensão, o diálogo sereno e frutífero, a partilha de opiniões civilizadamente? Onde está a ética do discurso? Onde está a dialéctica argumentacional que dê substracto à inundação de emoções fortes, de adrenalina pulsante que fervilhava nestes mails? Nem vale a pena responder… nem mesmo para fazer ressalva à linguagem utilizada: generalizações indiscriminadas, linguagem racista, homófoba, xenófoba, fascista…

E estive mais de duas horas nisto… e ainda me falta uma quantidade parva de mails para ler... Que seca…