segunda-feira, dezembro 13, 2004

Mails, Obrigações e Preocupações

São estas horas da manhã e ainda estou acordado. Sinceramente não tenho sono o que é estranho porque o Xanax XR costuma dar-me uma ‘moca’ descomunal… enfim! Isto deve-se ao facto de ter estado até agora a ver e-mails acumulados desde há mais de uma semana. Estive a ler alguns até agora, perto de 150. Agora liguei-me novamente à Internet e tenho mais 57. Mas esta noite vou acabar com a praga dos e-mails infindáveis. Pelo facto de ter ganho coragem de os começar a ler já me sinto bastante melhor… ufa…

Quanto às minhas obrigações… estou com um aperto no peito e uma dor no estômago. Por um lado tenho as coisas na APAE para resolver – sou tesoureiro mas tenho estado desleixado – e isso está-me a trazer preocupações que não me deixam estar inteiramente contente e feliz no dia a dia. Além destas obrigações associativas tenho a faculdade, o trabalho de “Transmissão de Calor e Massa” está-me a dar a volta ao miolo, tenho medo de começar a pegar naquilo e assaltam-me dúvidas: e se não consigo fazer o projecto? E se não correspondo às expectativas dos meus colegas de grupo? Deveria ter estudado mais para isso, mas o medo de “meter mãos à obra” congela-me os movimentos, tolda-me a mente, impede-me de ser racional: perante o medo do insucesso e do fracasso, adio o começo dos projectos e do estudo, quando já não tenho mais hipóteses de adiar começo finalmente a estudar, verifico que até as coisas não são tão más como pareciam à primeira vista e que afinal até percebo umas coisas daquilo, verifico que não tenho tempo para estudar tudo o que queria ou com a profundidade que desejava, fico desiludido comigo e frustado com os resultados obtidos… é um ciclo infernal e vicioso em que o “stress de não fazer” e o “medo de começar a fazer” se equilibram por forma a maximizar o sofrimento que experimento…

Penso que uma das coisas em que tenho que melhorar imenso é na ‘gestão do tempo’, na organização do meu tempo segundo procedimentos que me possibilitem realizar as tarefas às quais estou comprometido mantendo assim baixos os níveis de stress e libertando tempo para mim, e para os meus projectos pessoais – de satisfação pessoal.

A minha psicóloga deu-me instruções bastante precisas para esta quarta-feira; devo levar o mapa de exames actualizado e um plano de estudo para a época de exames. Pode parecer simples mas só de pensar nisso fico com uma dor de cabeça e ansioso… a falta de auto-confiança adensa-se nesta época de avaliações: detesto avaliações! A auto-estima está a melhorar, penso que gosto mais de mim – o que não quer dizer que confie em mim ou acredite em mim – quer somente dizer que penso que mereço ser feliz e que tenho uma série de qualidades que a pouco e pouco vou identificando. O problema de ser capaz de estudar e ser bom naquilo que faço é outro, diferente, e que se centra talvez também no meio social da minha faculdade, que em termos de motivação dos estudantes e relacionamentos inter-pessoais deixa muito a desejar…

...a burden I must carry…