segunda-feira, janeiro 31, 2005

Low Performance

Desde há duas semanas para cá que as coisas têm estado um pouco estagnadas em relação à minha capacidade de estudo, excepto nalguns raros momentos de euforia e de alegria contagiante, que no entanto não chegam, nem de perto nem de longe, para me contentar. No entanto descobri prazeres que antes me pareciam acessórios e que agora me parecem fundamentais. É o caso de um amigo com quem possa viver. Descobri isso nestes dias, quando estive de muito perto a, quase, viver com o R., dado ele estar a atravessar dois momentos complicados da sua vida – o primeiro e óbvio é a época de exames, e o segundo, e infeliz, é o final de um relacionamento de três anos com o namorado. Descobri que estando com outra pessoa, que também tenha os mesmos interesses que eu a nível de estudo, proporciona-me o apoio, estabilidade emocional e frieza pragmática quanto à gravidade ou (im)possibilidade real do dia-a-dia. Essa possibilidade tem-se mostrado muito importante e desde já antevejo uma melhoria significativa da minha qualidade de vida no dia em que estiver num apartamento a viver com um amigo. Um outro factor que descobri que me é benéfico na motivação e rendibilidade do estudo é ter definido um Trabalho Final de Curso – TFC – que ainda não está definido mas que gostava que fosse na área da Propulsão (dentro dela existe todo outro mundo por explorar, e no caso de Portugal, quase nada existe feito, pelo que qualquer iniciativa vai inevitavelmente ser pioneira). Outra área que não desgosto é a Mecânica Orbital (caso em que já há mais know-how a nível nacional o que coloca a dificuldade já não na inexistência de experts mas sim nas metas mais exigentes a alcançar), no entanto penso que a Propulsão de facto é para mim prioritária, sempre sonhei trabalhar nesta área, espero poder vir a fazê-lo. Se pudesse definir o meu TFC o mais rapidamente possível penso que poderia ser capaz de encontrar nalguma coisa a motivação suficiente para me empenhar verdadeiramente na faculdade. Tanto ir viver com um amigo como ter o TFC definido me parecem difíceis nesta altura do campeonato… Que hei-de fazer?!

Agora penso que o melhor mesmo é ir estudar até às tantas mesmo que não me apeteça nada…