sexta-feira, janeiro 14, 2005

PARABÉNS ESA!

A Agência Espacial Europeia ESA (“European Space Agency”) recebeu hoje a notícia de que a sua sonda Huygens aterrou em segurança na superfície de Titã, a maior lua de Saturno, lua essa que é considerada uma cópia “congelada” da Terra primordial – nas condições do início da vida no nosso planeta. Além do enorme interesse relacionado com a descoberta das condições existentes para o desenvolvimento da vida, o facto de Titã ter uma atmosfera muito densa e rica em azoto, metano e etano, composta por densas nuvens que cobrem toda a sua superfície impedindo que naves espaciais orbitais possam perscrutar a sua superfície da distância segura de uma órbita, torna absolutamente necessário uma sonda que faça uma perigosa entrada na densa atmosfera da lua para conduzir as investigações necessárias.

Libertada da sua nave-mãe Cassini (da NASA) no dia de Natal, 25 de Dezembro de 2004, a sonda Huygens (da ESA) entrou na atmosfera de Titã hoje, dia 14 de Janeiro de 2005, depois de mais de seis anos de viagem interplanetária desde o terceiro planeta do sistema solar até ao sexto, Saturno, o “Senhor dos Anéis” do nosso sistema. Depois de 20 dias de viagem após ter sido libertada da nave-mãe, uma viagem de 4 milhões de quilómetros, enfrentou o inferno da reentrada atmosférica pelas 11h13 CET de hoje, a sua velocidade desceu de uns vertiginosos 18’000 Km/h para apenas 1’400 Km/h à custa da destruição do escudo térmico, uma série de para-quedas pré-programados fizeram com que abrandasse até aos 300 Km/h a uns 160 Km sobre a superfície de Titã. Dados preliminares enviados pela Cassini indicam que a Huygens aterrou em segurança pelas 13h34 CET em Titã e que continuou a enviar dados para a nave-mãe. A Cassini apontou as suas antenas para o local provável de aterragem durante todo o tempo possível até que desceu abaixo do horizonte da Huygens e deixou de ouvir a sonda europeia. No entanto, os rádio-telescópios na Terra continuaram a ouvir o sinal de presença da Huygens bem depois do seu prazo de vida previsional ter expirado.

Excelente trabalho Huygens! Parabéns! Agora irás permanecer para a eternidade na superfície gelada de Titã como um marco da vontade da “vida” – nós – procurar “vida” onde quer que esta seja possível, será uma prova de que uma civilização inteligente procurou expandir o seu conhecimento sobre o seu sistema estelar, sobre o Universo que nos serve de casa…

A análise dos dados científicos já começou no ESOCEuropean Space Operations Centre – em Darmstadt, na Alemanha. As primeiras imagens devem chegar brevemente à página de Internet da ESA. We´re making history…