sábado, fevereiro 05, 2005

A First Step Towards a Better Future

Àquelas horas da noite já quase ninguém deambulava pelas estradas de Lisboa, os taxistas faziam-na uma pista de Fórmula 1 na ânsia de entregarem os seus clientes rapidamente para rentabilizar as horas nocturnas em que trabalham, os jovens rumavam ao Bairro alegres, barulhentos, divertidos, outros talvez já um pouco tocados, os últimos carros palmilhavam o asfalto em busca da sua casa para um merecido descanso. Todos com um destino, com um objectivo, e apesar de todo o meu frio racionalismo sentia-me perdido, caminhava em frente, para algures, numa direcção indefinida, já sem saber o porquê de estar na rua a tais horas. Passava diante de prédios corriqueiros, monumentos nacionais, jardins, sem-abrigos e no entanto nada me inquietava o coração, nenhuma obra ou ser poderia perturbar a minha indiferença ao exterior a mim próprio. Com a minha imaginação a correr a toda a capacidade do meu cérebro inventava e reinventava constantemente os meus sonhos e o futuro que lá se encontra aprisionado… sem sair para a realidade e tornar-se parte de mim.

Vermelho para os piões. Nenhum carro se aproximava no horizonte observável. Esperava. Tenho que reagir, tenho que acreditar em mim, não posso desistir nunca, tenho que lutar… mas e as forças para isso? Onde estão? Onde está a motivação para traçar um plano e cumpri-lo? Como ter esperanças quando a minha história recente estás cheia de fracassos repetidos até à exaustão? No meio deste pântano fedorento em que se enterrou a minha vida tenho que encontrar recursos para renascer… o pior é que não encontro muitos. Os amigos são essenciais mas penso que a certa altura começo a abusar da sorte e a exigir-lhes mais do que eles me podem ou estão dispostos a dar. Não gosto de por as pessoas na situação de me terem que dizer que têm que se afastar… Prefiro afastar-me eu antes que elas digam tal coisa. E no entanto tenho tido grandes alegrias recentemente com certas pessoas que acreditam mais em mim do que eu mesmo, algo que me enche por vezes de esperança e alegria mas que não impede que de vez em quando me vá abaixo de uma forma catastrófica. Preciso de algo que me faça renascer o espírito aventureiro e vencedor, que me faça avançar finalmente… Sinal verde. Avancei. Mas não cheguei longe, só ao outro lado da estrada. Uma caminhada de mil quilómetros começa sempre por um pequeno primeiro passo. Espero ter dado esse passo…