terça-feira, abril 19, 2005

Missão Impossível…

A minha agenda tem estado tão preenchida que mal tenho tempo para dormir quanto mais para fazer duas coisas ao mesmo tempo. Pois é isso que tem estado a acontecer-me repetidamente. Ter que estar em sítios diferentes ao mesmo tempo, ter que fazer projectos que se interceptam no tempo e no espaço… uma verdadeira miscelânea de afazeres, uns mais interessantes que outros, uns mais trabalhosos que outros, e, como tudo nesta vida, uns mais prioritários que outros! Tem que ser mesmo assim em tudo na nossa vida. Já deixei de tentar fazer tudo ao mesmo tempo e depois não fazer nada, ou então dar importância a projectos que não podem ter essa importância porque não vão contribuir para a minha felicidade como porventura outros… É por isso que não vou poder ir ao seminário sobre “Direitos Humanos” no âmbito do Projecto Educação (P.E.) na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no Fogueteiro: tenho um exame nesse dia!

Fiquei muito triste com isso e tentei então redimir-me dessa minha falta, organizei-me com o M. para que pudéssemos delinear uma estratégia para o seminário que fizesse sentido, que fosse de encontro ao que nos era pedido pela Escola, e que mostrasse um pouco do que fazemos no P.E.. Tentei organizar então materiais e ferramentas para usarmos nesta apresentação. Como é a nossa primeira vai ser complicado fazer as coisas todas com o nível de sofisticação e qualidade que ambicionamos, mas estou convicto que com o passar do tempo, quando mais e mais escolas nos proporcionarem estas oportunidades, teremos uma apresentação cada vez melhor, mais dinâmica, mais moderna e completa. A apresentação preliminar está completa, mas infelizmente não consigo coloca-la online nos arquivos da nossa mailing list. Não percebo o que se passa! Estou a ficar zangado com o Yahoo! Humpf!

Queremos também enviar para as escolas uma série de material que possa ser fotocopiado e oferecido aos alunos na entrada da sessão com perguntas&respostas básicas sobre a problemática da homossexualidade. Entre elas estão:

O que é a homossexualidade?

O que é a bissexualidade?

O que é a homofobia e o heterossexismo?

Quais são as causas da orientação sexual?

A homossexualidade e a bissexualidade são opções?

A homossexualidade é uma doença?

Pode-se mudar a orientação sexual de um indivíduo?

É verdade que a homossexualidade é causada por um trauma de infância ou pela ausência de uma figura parental do mesmo sexo?

A homossexualidade é um pecado?

Os homossexuais são todos promíscuos?

É verdade que todos os homossexuais são portadores do HIV?

Os homossexuais são pedófilos?

Os bissexuais são pessoas instáveis, indecisas ou incapazes de ser fiéis?

Num casal homossexual, um faz de homem e outro de mulher?

Os homossexuais podem ser pais?

Os homossexuais são bons pais?

Há um estilo de vida homossexual?

Os homossexuais são reconhecíveis fisicamente?

Quantos homossexuais existem?
O que significa a expressão “coming out” ou “sair do armário”?

O facto de haver informação sobre homossexualidade não significa que mais pessoas se vão “tornar” homossexuais?

A que níveis são discriminados os homossexuais?

Que fazer se um amigo ou amiga se assumir como homossexual/bissexual?

O que posso fazer para lutar contra o preconceito?

O que é o transgenderismo?

O que é a transexualidade?

Como devo lidar com um transexual?

A que níveis são discriminados os transgéneros?

É um rol de perguntas que com certeza vai tirar muitas dúvidas a muitos jovens! Espero que sim! :)